O Brasil possui índices de avaliação muito positivos em relação ao ensino superior. Algumas de nossas instituições s encontram entre as melhores da América Latina e quem está pensando em começar uma graduação, precisa conhecer de quais instituições estamos falando.
Para ajudar você, trazemos a seguir um TOP 10 com as melhores universidades públicas e privadas. Confira quais são elas abaixo:
Universidades Públicas
As instituições públicas estão espalhadas por todo o país e são responsáveis pela distribuição de vagas nos mais diversos cursos. Cada estado possui, pelo menos, uma universidade pública. Essas instituições são conhecidas principalmente pela alta qualidade de ensino e a grande possibilidade de pesquisas e estudos avançados.
Para ingressar nas instituições da rede pública é necessário realizar uma prova de vestibular. Para a maioria das instituições o método de avaliação para avaliar os candidatos é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os participantes devem inscrever a sua nota do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e escolher duas opções de curso para concorrer.
Mas é preciso ressaltar que algumas dessas universidades não aderiram ou aderiram parcialmente ao sistema de seleção do Enem, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), em que uma porcentagem das vagas é destinada para os participantes do vestibular tradicional da instituição.
Veja abaixo as universidades da rede pública que são referência em ensino, qualidade e outros aspectos:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal do ABC (UFABC)
- Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Universidades Privadas
As instituições da rede particular de ensino também são referência no país. As opções são muitas e estudar em uma delas pode trazer inúmeras vantagens. Um bom exemplo é a facilidade adquirida pela infraestrutura e avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).
As formas de ingresso são bem parecidas com a da rede pública, pois é possível concorrer às vagas através do programa Universidade Para Todos (PROUNI), como é o caso do vestibular UNB 2025.
A outra opção é o vestibular tradicional que acontece anualmente nas universidades particulares. O vestibular PUC 2025, por exemplo, possibilita a forma de ingresso.
Confira abaixo as TOP 10 das universidades privadas:
- Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
- Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
- Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio)
- Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)
- Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT)
- Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)
- Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
- Escola de Economia de São Paulo (EESP)
- Faculdade Fucape (FUCAPE)
- Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)